sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Dia Mundial dos Gatos!!

Bem amidoguinhos e especialmente amigatinhos
Nesta sexta-feira (17) é comemorado o Dia Mundial dos Gatos.
A data foi escolhida por uma organização italiana de defesa aos animais para defender os felinos de perseguições e promover adoções.
O lema da campanha foi " Todos juntos contra a superstição".

Atualmente, o Brasil conta uma média de 7 milhões de gatos espalhados por todo o país.




Descubra abaixo algumas curiosidades sobre eles:






Os gatos são capazes de sobreviver a grandes quedas por ter a capacidade de arrumar a posição dura o tombo. Quando eles estão em queda livre o cérebro recebe informações dos olhos e do ouvido interno para corrigir a posição, começando pela cabeça e depois o corpo. 
O gato durante a queda apresenta reflexos posturais levando a desaceleração corporal e mudança na superfície do impacto, distribuindo melhor o impacto por todo o corpo. 
Diferente do que muitos pensam, no caso dos gatos, quanto maior a queda, maior a chance de sobrevivência, já que eles têm mais tempo para arrumar a postura.



Se engana quem pensa que os gatos não gostam de água. Os felinos não gostam é de banho, já que a limpeza natural do pelame é feita por eles mesmos, diariamente, lambendo todos os pontos que conseguem alcançar. 
Os gatinhos são fãs é de água corrente, como a de torneiras e chuveiros.





Os gatos podem ser adestrados, mas demandam mais trabalho que os cachorros. É mais fácil ensiná-los a corrigir atitudes do que ensinar truques como dar a patinha e correr atrás de um brinquedo. 
O melhor método para instruir os felinos é a punição de ações negativas através de uma borrifada de água em sua face.


Os gatos conseguem aproveitar uma quantidade mínima de luz para enxergar a noite, mas em um ambiente totalmente escuro eles não conseguem ver nada. 
Esta visão apurada ocorre por causa de uma camada especial de células que fica atrás da retina que reflete a luz fazendo com que ela passe mais uma vez pelas células receptoras de luz (bastonetes e cones), melhorando o aproveitamento desta, mesmo que em pequena quantidade. 
Bem Iruka não tem visão mas seus sentidos são super ligados...


Os gatos são capazes de emitir mais de 100 sons diferentes. Esta capacidade é totalmente extintiva, diferente dos humanos, que aprendem a se comunicar com os pais. 
Um gato pode miar de formas diferentes querendo se comunicar com outros animais ou seres humanos. Pode acontecer por motivos totalmente diferentes como recepcionar o dono, pedir comida, demonstrar dor e isto apenas o convívio com o animal pode mostrar ao dono estas diferenças. 
O ronronar ocorre normalmente quando o gato está muito relaxado, é mais comum ser observado nos filhotes. 
Já o bufar é visto em animais acuados, com medo e que em algumas situações podem partir para o ataque.


Um dos gatos mais famosos do mundo é o Garfield. O felino gosta de comer e dormir; ele é muito preguiçoso. Uma caricatura que se aproxima da realidade, já que os gatos podem dormir até 18 horas por dia.



É comprovado que gatos domiciliados (domésticos) vivem muito mais do que gatos com acesso à rua, por isso, mantenha seu gato dentro de casa.


O Brasil tem uma raça de felinos reconhecida internacionalmente. O Pelo Curto Brasileiro é a única raça nacional reconhecida pela WCF – World Cat Federation e como em outros países, é oriunda de gatos de rua. 
Porém, por ser proveniente de uma mistura de raças ele pode perder suas características básicas durante a reprodução, coisa que não acontecem com raças puras como o siamês e o persa.
O Pelo curto brasileiro é bem parecido com o Iruka... Que possui raça SRD ou Cat - Street


Comemoração na Polônia.
Guerra de novelos de lã!!


Se morássemos na Polônia estaríamos fazendo essa guerrinha Iruka e eu




9 comentários:

  1. Que legal, Heloize! Vi esta postagem em http://animaisos.org/?n=4385 e é interessante divulgar as curiosidades. Afofos no Iruka!

    ResponderExcluir
  2. nossa super legal amamos!!!a malú mandou dizer q amou a parte da guerra de novelos...bom carnaval!!bjs lambjs e miaus

    ResponderExcluir
  3. Feliz Dia dos Gatos ! Se rolar uma festa de novelos pode me chamar que eu vou correndo, eu não gosto de brincar muito mas não resisto a um novelo...
    Adorei suas fotos e curiosidades sobre os gatos! Mas eu não sou tão dorminhoca assim...
    Lambidas da Rutha

    ResponderExcluir
  4. Feliz dia do gato! Vamos promover a nossa festinha do novelo, acho que vai ser bem legal, mas primeiro acho melhor tirarmos nosso cochilo de 18 horas.
    ronrons do Shake

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos os felinos!! Que todos seja muito felizes. É o que eu mais desejo.

    Beijos

    Nai

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, aprendi muitas coisas sobre nossos amores....mas.....as fotos do Iruka, estão demais....Ele enroladinho...ai...que tudo!!!

    beijinhos,

    Lígia e turminha✿ܓ

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de ti e já entrei no teu sorteio do livro,agora estou espera da tua fotografia para o meu sorteio do "esconde esconde",gostava muito que entrasses pois alem de querer ser tua amiga ,gosto muito de ti,tens até dia 29 para me mandares fotografia ...não me desiludes...não é por ter poucas inscrições até pelo contrario está a passar todas as nossas expectativas é mesmo por gostar muito de ti
    Boa semana
    Ronronzinhos da
    Kika♥♥♥

    ResponderExcluir